O que visitar em Montevideo

O que visitar em Montevideo
Por Aline Dias Bernardes


Centro da cidade.

O percurso pra conhecer toda a Ciudad Vieja a gente faz numa pernada só.

PLAZA INDEPENDENCIA: uma praça super linda com um monte de prédio histórico ao redor. Bem no centro tem uma estátua gigantona do Artigas, o herói nacional do país. Ao lado tem uma escada, ao lado da estátua e aí debaixo é o mausoléu do homem, tem aqueles guardas tipo os ingleses, que não se mexem nem se a gente faz bilu bilu com eles. 

Do outro lado da plaza tem a PUERTA DE LA CIUDADELA, que é o marco zero de Montevideo e servia de defesa nas antigas e tal. Só tem um pedaço hoje, quase um Muro de Berlim, kkkk, não. 

Da PLAZA/PUERTA: podemos seguir até o CAFÉ BRASILERO, segunda casa do muso, Eduardo Galeano. 

MERCADO DEL PUERTO: lugar que hoje só tem vários restaurantes onde poderemos comer parrillada. Dizem que é lá também que a gente deve provar o tal do medio y medio, uma bebida tradicional do Uruguai que é tipo um champagne. O Mercado é sempre super lotado e vamos sair de lá fedendo, mas faz parte da experiência antropológica de ir a Montevideo. Como vamos estar quase que em excursão, é bacana pedirmos uma coisa de cada e aí vamos provando um pouco de tudo.


Podemos fazer tuuuuudo isso até um pouco antes das 16h, porque às 16h é o último horário da visita guiada no 
TEATRO SOLÍS. Resumindo, é o 3º mais antigo da América e dizem que a visita guiada super vale a pena.

(30 pesos a visita guiada em espanhol e 50 em português, todos que foram aprovam muito a visita, o teatro é lindo, baseado na arquitetura dos grandes teatros da Itália. Podemos até tentar comprar entradas pra algum espetáculo e ir em um dia depois da aula.)

A noite podemos ir para Pocitos onde tem um monte de restaurantes, pubs e muitos bares, da pra conhecer, tem alguns bem bonitinhos, cheios de poesias.


Opções para outro dia

Acho que dentre tantas as coisas que podemos conhecer em Montevideo passar um dia percorrendo uma ou duas ramblas é fundamental. Para quem não sabe as ramblas são aquelas avenidas litorâneas (vulgo Avenida Beira-Mar) e elas costeiam todo o Rio de La Plata e vão ganhando nomes diferentes em cada praia. Os bairros, praias e, consequentemente, as ramblas mais famosas são as de Pocitos e Punta Carretas. Nessa parte mais moderninha de Montevideo não tem muitos atrativos turísticos como tem no Centro, o lance é explorar o calçadão, os cafés, padarias e sentir mais o clima e o dia a dia dos montevideanos. 

Dizem que Pocitos parece um pouco com a Copacabana dos anos 20 e é lá que tem boa parte da zona hoteleira da cidade além de restaurantes e festas mais chiquezinhas. Li uma dica super bacana sobre ver o pôr do sol na beira da praia tomando um medio y medio e comendo uns docinhos. Acho que deve ser por lá também que o pessoal anda de bicicleta pela orla.



Alguns pontos:

- Avenida 18 de Julio - Principal avenida do centro de Montevideo, tem um monte de cafés, livrarias, lojas, museus e tudo que vocês podem imaginar. Acho que de atrativo mesmo tem a Fuente de los Candados. A moral é a gente passear pela avenida, admirando arquitetura, praças e olhando lojas com a palavra PROMOCIÓN na vitrine, hahahaha.


- A Fuente de los Candados - é daquelas que existem em muitos outros lugares do mundo. Diz a ~lenda~ que os apaixonados que colocam um cadeado com as suas iniciais voltarão a visitar a fonte juntas e o amor será eterno! OINNNN! 

 
- O Palácio Legislativo do Uruguai - parece ser lindo. As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta às 10h30 e às 15h e custa 3 dólares.


- Torre da Las Telecomunicaciones da ANTEL fica bem pertinho do Palacio, 10 minutinhos a pé. É a contrução mais alta do Uruguai, tem 158 metros de altura. O prédio é desses de estilo futurista a la Dubai, e nós turistas podemos subir até o 26º andar onde tem um mirante. Visitas guiadas de segunda a sexta. É bem na beira do Rio de La Plata.


Punta Carretas: a praia, o shopping e o Parque Rodó.

Punta Carretas é um bairro com ramblas e orla de rio que nem Pocitos. Ao visitarmos o Parque Rodó conheceríamos também uma outra praia que fica em frente à praia! 

O Parque Rodó acredito que seja o mais tradicional da cidade e possa ser comparado numa boa com o que é a Redenção de Porto Alegre. Tem parque de diversões, tem riozinho pra andar de pedalinho, tem feira de artesanato e é frequentado pelas famílias nos finais de semana. A feira só funciona aos domingos.

Acho que visitar shopping é um troço totalmente desnecessário em viagem, mas nesse caso vale conhecer porque é uma antiga penitenciária de segurança máxima! Em 1971 houve uma fuga de mais de 100 presos e que até hoje é conhecida como a maior fuga de presos políticos do mundo! Mujica foi um dos fujões.  

Podemos conhecer também a praia de Punta Carretas mesmo, que como vocês podem imaginar é numa ponta! U-a-u. É ainda um bom pedaço de caminhada em relação ao shopping. Ah, do parque até o tal shopping é uns 2km, nada que não dê para fazer a pé.

Postar um comentário

0 Comentários