Gruta Surpresa Boa

Pequena gruta arenítica com um salão ricamente ornamentado com espeleotemas calcários (mapa topográfico anexo). Fica na margem direita do rio Águas Frias, na localidade de Coxo d´água. Wagner (2002) denomina esta caverna de abrigo sob Rocha Edgar Neuhaus, mas como o sr. Edgar não é mais o proprietário da área e a caverna não tem denominação local optamos por manter o nome dado por Schoröder (2005).
O primeiro ambiente da caverna é um grande abrigo arenítico, com um pequeno conduto que dá acesso ao salão intermediário com grande quantidade de espeleotemas (Figura 21), incluindo grandes colunas estalagmíticas, que dificultam o acesso às outras partes da caverna, além de coraloides, cortinas e estalactites, estalagmites, canudos, helictites e escorrimentos ativos. Os outros dois pequenos salões da gruta não possuem espeleotemas, pois são formados no folhelho, que não é tão poroso como o arenito a ponto de deixar passar a água saturada de carbonato de cálcio (Schoröder, 2005). 

A exemplo da gruta Serra do Tio Zezé, as pequenas dimensões dos salões e a fragilidade dos espeleotemas pode explicar a grande quantidade de espeleotemas quebrados.

Grandes colunas estalagmíticas (esquerda) e pequenas estalactites ativas (direita) na gruta Surpresa Boa. 

Postar um comentário

0 Comentários