37

37 - Quais os dois costumes presentes na vida dos moradores da Santa Bárbara do passado? Explique-os.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. 37- Na cultura do povo da Santa Bábara existiam dois “eventos” bastante importantes e frequentes, além da festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. Era a surpresa e o pichurum.
    O pichurum acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça. Como pagamento, a pessoa que recebia os serviços deveria oferecer um baile, com gaiteiro e tudo mais. Vinha gente de outras comunidades pra ajudar, trabalhavam felizes esperando anoitecer para se divertirem. Muitos namoros começavam em bailes de pichurum. Na “surpresa”, convidavam toda a vizinhança em sigilo, quem iria receber a surpresa, como o próprio nome já sugere, não poderia saber. No sábado, por volta das nove horas, todos chegavam em frente à casa e dois homens batiam na porta. Vinham abrir, e eles entravam no quarto, pegavam o dono da casa e traziam para a sala; abriam a porta, a gaita já tocava e a festa começava. Um porco gordo – ou galinhas - já era apanhado no chiqueiro, carneado e sua carne comida com pão, trazido pelos organizadores da surpresa. Dona Erondina, em seus relatos, conta que todos aguardavam ansiosos por pichuruns ou surpresas.
    NOME>ILLANA

    ResponderExcluir
  2. além da festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. tinha tbm a surpresa e o pichurum.
    O pichurum acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça. Como pagamento, a pessoa que recebia os serviços deveria oferecer um baile, com gaiteiro e tudo mais. trabalhavam felizes esperando anoitecer para se divertirem. Muitos namoros começavam em bailes de pichurum. Na “surpresa”, convidavam toda a vizinhança em sigilo. No sábado, por volta das nove horas, todos chegavam em frente à casa e dois homens batiam na porta. Vinham abrir, e eles entravam no quarto, pegavam o dono da casa e traziam para a sala; abriam a porta, a gaita já tocava e a festa começava , com porco ja carneado galinhas pao trasido pelos organizadores da surpresa.

    *maria luiza

    ResponderExcluir
  3. a festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. Era a surpresa e o pichurum.
    O pichurum acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça. Ataline

    ResponderExcluir
  4. festa em honra a padroeira e o pichurum, que acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça, como pqgamento a aspessoa que recebia os serviços deveria oferecer u baile, com gaiteiro e tudo mais.
    aluna: giovana truppel.

    ResponderExcluir
  5. 37-Na cultura do povo da Santa Bábara existiam dois “eventos” bastante importantes e frequentes, além da festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. Era a surpresa e o pichurum.
    O pichurum acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça.TATIANA

    ResponderExcluir
  6. Na cultura do povo da Santa Bábara existiam dois “eventos” bastante importantes e frequentes, além da festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. Era a surpresa e o pichurum.
    marcos gabriel

    ResponderExcluir
  7. religiosidade,bailes
    saulo

    ResponderExcluir
  8. 37=Na cultura do povo da Santa Bábara existiam dois “eventos” bastante importantes e frequentes, além da festa em honra à padroeira, Santa Bárbara, que ocorria no dia 4 de Dezembro. Era a surpresa e o pichurum.
    O pichurum acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça.
    elaine

    ResponderExcluir
  9. festa em honra a padroeira e o pichurum, que acontecia quando os homens se reuniam e derrubavam uma capoeira ou faziam uma grande roça, como pqgamento a aspessoa que recebia os serviços deveria oferecer u baile, com gaiteiro.


    Hugo

    ResponderExcluir
  10. festa em honra a padroeira e o pichurum,
    alexsandro

    ResponderExcluir